terça-feira, 18 de dezembro de 2012

INTERP e PIME participam de encontro da Rede MS



A INTERP – Incubadora de Empresas da Fundação Manoel de Barros, participou do encontro das incubadoras da Rede MS realizado na segunda-feira (17), no SEBRAE-MS. No evento, foi realizada a assinatura do convênio de implantação do modelo CERNE e a apresentação do novo gestor da Rede, além de um balanço que cada incubadora fez sobre os trabalhos realizados.

Assume a gestão da Rede MS, Jardel Mattos, ligado à Pantanal Incubadora. A Rede integra sete incubadoras de Campo Grande, três de Dourados, uma de Ivinhema e uma de Nova Andradina. “Mato Grosso do Sul já está podendo utilizar o dinheiro do CERNE,e isso é um marco para as incubadoras no Estado.A partir de 2013 vamos poder começar a executar o projeto”, fala Jardel sobre a implantação do modelo para a melhoria das incubadoras.

O antecessor de Jardel, Emerson Corazza, comenta que a Rede MS teve um grande crescimento, mas que ainda é preciso muito trabalho. “Criamos muita bagagem, e trabalhamos de forma intensa. Para que tudo de certo precisamos ser apaixonados pela incubação e mostrar para os administradores públicos a importância de investir nas incubadoras e que o resultado é positivo”.

A Rede MS de incubadoras de inovação foi criada em outubro de 2000, ainda com o nome de REDETEC MS, congregando as instituições de ensino superior do estado. Hoje são doze incubadoras que fazem parte da Rede ligadas à instituições de ensino, ou ainda ao poder público, no caso as prefeituras de Campo Grande, Dourados, Ivinhema e Nova Andradina.

As incubadoras auxiliam pequenos empresários nos processos de inovação dos empreendimentos, e de capacitação e recursos financeiros, sejam de aporte ou de financiamento.



Sebrae e instituições assinaram convênio para implementação do CERNE


 Bruno Navarros 

O Sebrae/MS e instituições do Estado responsáveis por incubadoras de micro e pequenas empresas assinaram nesta segunda-feira (17), na sede da entidade em Campo Grande, convênio para a implantação do CERNE – Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos.

A metodologia, baseada em boas práticas de gestão, foi desenvolvida pelo Sebrae Nacional e pela Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores) a partir de análises e resultados obtidos por empresas de todo o país em estágio de incubação.

“O material é completo e, com certeza, bem executado auxiliará gestores das incubadoras e empresários que estão começando. O CERNE e as ações que faremos a partir do próximo ano são o caminho para a evolução destes pequenos negócios”, afirma Jardel Mattos, coordenador da Rede/MS de Incubadoras.  

Serão contempladas quatro instituições sul-mato-grossenses que se adequaram ao edital de Chamada Pública Sebrae/Anprotec 01/2011, destinado a selecionar e apoiar propostas de implementação do modelo CERNE. No total, elas receberão investimentos de mais de R$ 600 mil para o período de dois anos.

“Esperamos que juntos possamos contribuir com mais recursos e novas oportunidades para micro e pequenas empresas do Mato Grosso do Sul. E que novas incubadoras nasçam e participem deste processo”, destaca Maristela França, diretora de operações do Sebrae no MS.

Fazem parte da lista a Pantanal Incubadora Mista (da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura – FAPEC); a Interp (Fundação Manoel de Barros), a FENIX (Fundação Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS); e as incubadoras do Município de Campo Grande: Francisco Giordano Neto; Mário Covas, Norman Edward Hanson e Zé Pereira.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More