quarta-feira, 17 de julho de 2013

Incubadoras realizam primeira consultoria de Planejamento de Gestão




Nos dias 11 e 12 de julho a INTERP, programa de incubação da Fundação Manoel de Barros, sediou a primeira consultoria de Planejamento de Gestão para as incubadoras Fênix e Pantanal, participantes do projeto “Incubadores em Rede”, juntamente com a INTERP, e que estão se capacitando no Modelo de Referência CERNE.

Promover o empreendedorismo fornecendo qualificação, capacitação e monitoramento para que as empresas se consolidem são os principais resultados que as incubadoras buscam ter em suas consultorias é o que fala o consultor responsável pelo Planejamento de Gestão, Márcio Dionísio. “Com esta consultoria as incubadoras vão poder implementar melhores práticas de gestão e desenvolvimento, porque quando se conhece melhores práticas conseguimos acelerar o desenvolvimento”, analisa o consultor.

Para a gerente da INTERP, Sylmara Roberta Lustosa Torres já nesta primeira consultoria as incubadoras puderam realizar um bom planejamento para futuras ações. “A consultoria foi um trabalho produtivo e permitiu que entendêssemos algumas diretrizes do funcionamento da incubadora, e as ações certas para o bom desenvolvimento dos trabalhos. Com certeza as três incubadoras perceberam a importância de ter uma gestão organizada.”, finaliza.

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Uzinga inaugura quiosque no Shopping Campo Grande


Pioneira e inovadora no comércio eletrônico Crowdsourcing em Mato Grosso do Sul, a empresa Uzinga vai inaugurar nesta quinta-feira (04) sua primeira loja no Shopping Campo Grande oferecendo produtos criativos e diferentes para decoração e presentes com um excelente preço para os consumidores sul-matogrossenses.

O Crowdsourcing, conhecido como inteligência coletiva ou co-criação é uma nova e crescente ferramenta para a inovação, onde os usuários participam ativamente na criação e decisões de produção da empresa.

A Uzinga, que faz parte do Programa de Incubação da Interp – Incubadora de Empresas, cria produtos inéditos através dos usuários do site, lá qualquer pessoa pode enviar um desenho de um produto novo, as ideias de produtos enviadas para o site entram em uma votação pública durante 15 dias, se o produto for o vencedor do concurso ele passará por uma fase de desenvolvimento e produção.

“O foco da Uzinga é criar produtos para decoração e presentes, mas nada convencional e normal, queremos criar produtos alegres e diferentes. A Uzinga é primeira empresa do Brasil a criar produtos inéditos de forma aberta e coletiva. E a primeira no mundo com foco na criação de produtos de decoração e presentes Fun”, revela o empresário Fernando Rodrigues.

O quiosque da Uzinga estará no segundo piso do Shopping Campo Grande em frente à loja da Apple. Mais informações pelo site www.fmb.org.br ou pelo telefone (67) 8146-6773.


segunda-feira, 1 de julho de 2013

Saiba como os jovens chefes lidaram com as angústias e inquietações do trabalho para crescer na carreira

 "Seja dono de sua carreira, mas tenha humildade para ouvir e aprender." O conselho não vem dos consultores da área de recursos humanos. Muito menos dos estudiosos da Geração Y. A frase é da paulistana Raquel Machado, de 24 anos, coordenadora de controle de riscos do banco Itaú.

O discurso da jovem não revela as angústias que ela teve de superar no início da vida profissional. Mas elas existiram e são comuns para quem está começando. Para a Geração Y, as aflições estão relacionadas à vontade de crescer rápido, ter boa remuneração e conquistar qualidade de vida.
"São profissionais ambiciosos, que buscam uma identidade entre seus valores e os da empresa", diz Lucas Peschke, diretor da consultoria Hays. 
Conhecer melhor essas ansiedades pode ajudar a diminuir as angústias e acelerar o amadurecimento. De acordo com uma pesquisa da Câmara Americana de Comércio Brasil-Estados Unidos (Amcham), que ouviu 85 gestores de RH em 2012, 80% deles acreditam em um aumento significativo do número de jovens nos cargos de gestão nos próximos cinco anos.
"O aquecimento do mercado e a disputa por mão de obra qualificada forçam as empresas a antecipar esse processo para reter os melhores", diz Mara Lacerda, diretora da Amcham. 
A progressão acelerada não acontece sem sobressaltos. "Quando eles se tornam gestores, enfrentam os mesmos problemas dos chefes que eles muitas vezes criticavam", afirma Fábio Ponzio, gerente de projetos da consultoria Across, que assessora grandes empresas em programas de trainee.
O estudante de administração de empresas Eduardo Laureano, de 24 anos, coordenador de produção da fábrica da 3M de Ribeirão Preto, sentiu essa mudança na pele. "Com mais informações, mudei todos os pontos do meu discurso. Quando assumimos um cargo de liderança, percebemos que as promoções acontecem para quem se destaca. Não basta só querer", diz.

Fonte: Revista Exame.com

O Brasil precisa se desvencilhar dos antigos entraves, que atrapalham a competitividade, a eficiência e o desenvolvimento do país

por Jairo Martins
Nas últimas décadas, o Brasil vem acumulando conquistas políticas, sociais e econômicas, saindo da condição de subdesenvolvido para o grupo dos emergentes. Ao dominar a superinflação e conquistar a estabilidade da moeda, o país iniciou a preparação do alicerce para que iniciasse sua trajetória para o crescimento. Enquanto países, até pouco tempo vistos como prósperos, mergulham num estado de incerteza em relação ao futuro, a economia brasileira demonstra que adquiriu solidez, tornando-se um grande valor para a sociedade.
Para poder aproveitar o bom momento econômico e dar continuidade a esse crescimento, o Brasil precisa se desvencilhar dos antigos entraves, que atrapalham a competitividade, a eficiência e o desenvolvimento do país. Um dos principais gargalos diz respeito ao sistema educacional brasileiro, que não tem conseguido se adequar aos novos desafios e constantes mudanças no âmbito dos negócios, a fim de prover profissionais qualificados e capazes de atender as necessidades do mercado. Em função desse cenário, as empresas já atuam globalmente para encontrar e tentar reter o melhor talento.
Uma pesquisa realizada pela FNQ com executivos brasileiros, a partir da reprodução da McKinsey GlobalSurvey 2010, mostra que a melhoria na educação, a produtividade do trabalho e a gestão de talentos estão entre as principais forças de transformações que podem influenciar nos resultados das organizações. Quando comparadas à importância para os negócios e às ações efetivas, 94% dos entrevistados confirmam a preocupação com essas questões, enquanto 80% adotam medidas ativas para minimizar essa lacuna.
Outro estudo realizado pela PricewaterhouseCoopers - PwC Brasil em 2011 revela que a contratação de executivos com o perfil desejado para atender aos objetivos estratégicos é o mais difícil entre os diferentes níveis hierárquicos. Encontrar profissionais técnicos especializados tem sido outro desafio para a gestão de pessoas, o que leva muitas organizações a buscar alternativas para suprir suas necessidades de qualificação profissional e ganhar competitividade. Assim, o mundo corporativo passa a ser um dos melhores ambientes para formar capital humano, com a implantação de práticas inovadoras e a criação de programas próprios de capacitação, treinamento e desenvolvimento de talentos e novas lideranças.
Mesmo saindo da sua vocação primária, de prover produtos e serviços competitivos, as empresas se juntam aos governos e às escolas, na busca de uma solução para suprir esta lacuna educacional, compreendendo a importância de sua atuação em prol de grandes temas essenciais ao desenvolvimento do Brasil. Cooperar e compartilhar boas práticas e iniciativas de quem já vem exercendo seu papel na formação de profissionais desponta, enfim, como um dos caminhos mais eficazes para mobilizar as demais organizações, incentivá-las a adotar ações gerenciais efetivas e comprovar que o conhecimento profissional pode contribuir para o crescimento e para a inovação corporativa, garantindo a continuidade da expansão econômica brasileira.

INTERP faz parceria com MDL Brasil Consultoria e Marketing Ltda

A INTERP- Incubadora de Empresas realizou mais uma parceria para melhorar as consultorias aos empreendedores, a MDL Brasil Consultoria e Marketing Ltda.(www.mdlbrasil.com). A Consultoria será para Estruturação do Modelo de Gestão das Incubadoras INTERP/FMB, FÊNIX/UEMS e PIME/UFMS dentro do Modelo de Referência CERNE.

INTERP participa do Dia do Crédito



A agência do Sebrae em Campo Grande promoveu esta semana uma feira de crédito que reuniu instituições bancárias e analistas para oferecer o crédito mais adequado aos empreendedores. As taxas de juros são reduzidas e há linhas de crédito específicas para cada ramo empresarial. Por meio de palestras, os interessados tiram dúvidas sobre obtenção de crédito e adquirem conhecimento para investir no próprio negócio.

O índice de empreendedores individuais que buscaram formalização cresceu 9% em 2011, na comparação com o ano anterior, de acordo com o Sebrae-MS. Em 2010, 15,3 mil empresários formalizaram seus negócios, e no ano passado, esse número chegou a 16,7 mil.

A gerente da INTERP – Incubadora de Empresas, Sylmara Roberta Lustosa Torres esteve presente no evento nesta quinta-feira (26) para divulgar a importância do sistema de incubação para a sociedade e empresários participantes.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More