por Elio Fontoura
A consultoria de marketing guia o
empreendedor no caminho do autoconhecimento de seu negócio. Juntamente com o
consultor, o empreendedor, irá pesquisar e levantar uma série de informações
buscando subsídios para o desenvolvimento de ações eficazes de marketing.
Primeiramente, marketing segundo muitos autores é conceituado de diversas formas, são muitas visões da sua
real aplicabilidade, todavia, o marketing, de forma bem simples, como a ação de administrar um produto ou um serviço
de forma a torná-lo desejável, conhecido e acessível a um público específico. Entendendo
isso, percebemos que de certa forma todo o negócio, ainda que inconscientemente,
faz marketing, porém dificilmente uma empresa está sem concorrência, ainda que
indiretamente. Desta
forma, fica claro que quanto mais eficazes são suas ações de marketing maior a
possibilidade de se destacar e consequentemente de obter sucesso.
O erro mais comum é não buscar profissionais especializados e não dar a atenção necessária ao investimento em comunicação. Um dos pontos mais importantes do negócio de qualquer empresa é justamente comunicar-se com seu público-alvo. Muitas vezes, acreditando ser um processo fácil de realizar, fazem de forma amadora e não atingem resultados expressivos, aí então o empresário perde a credibilidade na força da publicidade e propaganda, bem como da comunicação de forma geral. Assim, busque sempre um profissional qualificado para cada área, ele poderá guiar qual o melhor caminho. Planejar e investir em comunicação sempre gera resultados, mas é preciso saber o que esperar desses.
Cada negócio possui suas
particularidades, assim não existe um kit de ferramentas que atenderia a todos.
Mas, o mais importante para que se possa começar a perseguir os objetivos de
marketing é pensar no composto mercadológico que foi inicialmente pensado
por Jerome McCarthy, são os famosos "quatro p`s":
1)
Produto - pensar, conhecer, desenvolver, criar etc... Perceba que o
produto aqui é na verdade aquilo que você irá vender por tanto desde o processo
de concepção até a efetiva disponibilização para o consumidor vem de um
conjunto de ações de marketing que quanto mais bem pensadas melhor o resultado.
2)
Preço - um produto tem seu custo, mas custo não é igual a valor.
Assim toda estratégia de formação de preço é também uma estratégia de
marketing, tenha consigo que preço aqui é o mesmo que agregar ou subtrair valor
do produto.
3)
Praça ou Ponto de Venda - aqui estamos falando de algo muito amplo, a praça é simbolicamente
o mercado, é aqui que a empresa estudará desde a disponibilização até a
distribuição do produto, do seu público consumidor (público-alvo) até os seus
concorrentes.
4)
Promoção - esta por fim é a hora de divulgar o produto, usar todas as ferramentas
de comunicação, contratar uma boa agência de propaganda para otimizar suas
verbas e atingir de forma mais assertiva o seu público-alvo.
Outros estudos ainda acrescentam um
quinto "P" que seriam as Pessoas ou Público-alvo que no conceito
anterior está junto com a Praça.
O mercado é competitivo em todas as
áreas, a identidade visual de uma empresa é a primeira impressão que ela quer
passar ao seu cliente potencial, cuidar disso com profissionalismo é se
preocupar em transmitir uma boa imagem para seus clientes atuais ou futuros.
Fazer um bom marketing é entender, primeiramente, que sem diferencial não é
possível destacar-se na multidão, assim cuidar da imagem e fazer a sua empresa
no mínimo focar nas atitudes de marketing são ações fundamentais para o sucesso
de qualquer negócio.
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